{Outubro Rosa} Estamparia artesanal – Vista-se de rosa

O nosso terceiro post sobre o Outubro Rosa é DIY!

(Você já leu os outros? Clica aqui ó: Outubro Rosa no Pitanga)

DIY vem da sigla em inglês Do It Yourself que, em bom português, é Faça Você Mesmo. Ou seja, tire a preguiça desse corpo e coloque a mão na massa. Mais do que qualquer coisa, a ideia de fazer com as próprias mãos é colocar amor em algo feito por você, assim o que você construiu passa a ter um valor especial e, nessa vida, é isso que importa: criar valor. Tem que ser caro ao coração, e não (só) ao bolso.

Quando chegou a hora de pensar em qual seria o terceiro post da série sobre o Outubro Rosa, eu sabia que deveria ser DIY, afinal, uma das coisas que se aprende quando uma situação extrema acontece na nossa vida é, justamente, dar valor à vida. A cada segundo de vida. Seguindo essa ideia que eu amo, pensei, pensei e pensei no quê fazer e decidi: estamparia artesanal.


Confesso que foi a minha primeira tentativa, apesar de já ter visto algumas vezes, nunca tinha tentado com estas mãozinhas, não tão “inhas”, que Deus me deu. E lá fui eu. 

Bom, você precisa de:


- Uma peça de roupa
- Uma borracha branca grande
- Estilete
- Espuma
- Tinta de tecido
- Fita métrica

O passo a passo não é complicado. Para o desenho, eu escolhi o símbolo do combate ao câncer de mama. Primeiro fiz em um papel e depois passei para a borracha, recordei como um molde. Dá para fazer direto na borracha, mas eu achei mais fácil fazer assim.


Depois de desenhado, você corta em volta do desenho com o estilete, deixando os lugares que devem ser pintados em relevo, como um carimbo mesmo.


Não é difícil, só precisa de um pouco de paciência. E nem precisa saber desenhar, dá para imprimir e passar o desenho para a borracha ou ir tentando e apagando como eu fiz.




Como minha ideia é que ficasse parecido com uma estampa mesmo, para começar a carimbar fiz umas marcações na roupa, mas aí vai a sua criatividade.


Antes de começar a carimbar, é importante colocar um pedaço de papelão por dentro da roupa e deixar até a tinta secar, assim não mancha o outro lado (na verdade, eu esqueci de fazer isso, mas como o meu tecido era mais grossinho, não tive problemas. Prevenir é sempre melhor que remediar – quem dera pensassem assim sobre a saúde neste país!).


Agora, pegue o carimbo e coloque tinta usando a esponja. Cuidado para não colocar muita tinta, porque o desenho pode desformar. É uma camada bem fina mesmo. E saia carimbando!



No começo, eu usei a fita métrica para medir os espaços, mas foi só no começo, para não ficar muito bagunçado. Nos espaços (como a gola e manga) que eu não queria pintar coloquei a minha toalhinha (manchada, rs) de pintura para proteger.


E depois é só ir carimbando e renovando a tinta a cada carimbada.


Espere secar e pronto! Estampa feita e linda :) 


Eu gostei da mistura de estampa (listras + laços). O que você achou?
Ah, eu aprendi a fazer neste post do blog Dona das Coisinhas!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger