{Outubro Rosa} O câncer de mama e o autoexame - 1/4


Outubro chegou (tá, eu sei que já faz alguns dias!) e, além de ter um monte de gente que eu amo fazendo aniversário (carnaval, né, gente!), nesse mês tem o Outubro Rosa, um projeto internacional que a cada ano cresce mais e que eu acho super bacana.
O Outubro Rosa é um movimento de conscientização do câncer de mama, a ideia é chamar atenção para a realidade atual desta doença no mundo e para a importância do diagnóstico precoce.
O Pitanga Amarela, humildemente, falará também sobre o tema, serão 4 posts, sempre às segundas-feiras. E, hoje, vamos falar sobre o autoexame. 
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, também, o mais comum entre as mulheres. Em 2011, 13.345 pessoas morreram por conta do câncer de mama (120 homens e 13.225 mulheres). Apesar desse número assustador, na população mundial, 61% dos pacientes sobrevivem ao tratamento (dados do INCA).

Uma forte arma, talvez a mais importante, nesta guerra é o autoexame. Cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente. É importante fazê-lo todo mês! Já a mamografia deve ser realizada anualmente para mulheres com mais de 40 anos e, para mulheres de 20 a 40 anos, pode ser a cada dois ou três anos. É claro que a mamografia é importantíssima, e o autoexame não a substitui, não deixe de fazê-la, jamais! (dados do site Dr. Drauzio Varela).

Clique na imagem para ampliar!

O câncer de mama acontece entre os homens também. Então, depois dos 50 anos, os cuidados são importantes.
No quintal do Pitanga, algumas pessoas queridas já foram morar com o papai do céu por conta do câncer, não o de mama, mas enfim, esta doença é muito ingrata e avassaladora. E a dor é indescritível. Não deixe de se prevenir, se toque!, por você e por quem você ama.

Ps.: Fique de olho na fanpage do blog que vou postar algumas coisas legais que eu encontrei por aí! E já aproveita que você estará lá de bobeira e curte! ;)


Imagens daqui e daqui.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger