Nós amamos o planeta - blog Um ano sem lixo

Já falei por aqui que eu gosto quando o assunto é sustentabilidade, né?! Tento colocar atitudes sustentáveis no meu dia a dia, como evitar o uso de copos descartáveis (sério, toda vez que preciso, me dói o coração), sacolas plásticas, desperdício de água e energia, reaproveitamentos, compras desnecessárias etc. Lembra que falei no começo do ano que este ano não compraria roupas, porque estava com o armário cheio delas? Lembra não, tudo bem, o post está aqui. Pois então, me mantenho firme e forte no propósito, mas este é assunto para um outro texto.

Hoje mesmo eu vim é falar do blog Um Ano Sem Lixo. Não lembro como conheci, mas achei a ideia genial. A Cristal Muniz, autora do blog, resolveu adaptar sua rotina para que não produzisse lixo ou o menos lixo possível. E ela registra tudo no blog que está cheio de ideias para quem está disposto a mudar hábitos e demonstrar o seu amor pelo planeta.


Três atitudes bem simples que a Cristal tomou e que, na minha opinião, são bem fáceis de se fazer (e todo mundo deveria fazer!):

1) Não comprar nada sem planejamento: isso além de ajudar o planeta, ajuda a vida financeira. Sempre que for comprar algo, pense se precisa daquilo, se não tem em casa etc.

2) Usar reutilizáveis ao invés de descartáveis: sacolas ecobags, copo, guardanapo de pano, talheres etc.

3) Reduzir o desperdício: comida, água, energia etc.


A Cristal já contou que desde que ela tomou essa decisão sua vida não mudou muito e que vem dando certo. Até a gatinha dela, a Nina, já está sustentável, utilizando uma areia especial, que na verdade não é areia é um tipo de serragem que segundo a própria Nina é excelente no resultado.

E, você? O que anda fazendo para contribuir com o futuro do planeta?


Eu sugiro que você visite o blog da Cristal para conhecer mais de perto a rotina dela e, quem sabe/com certeza, adotar alguma/todas as práticas pra sua vida. 

6 comentários

  1. Vou checar o blog com certeza! Às vezes pequenas mudanças de atitude são fáceis mas acabamos não incorporando por comodidade. Minha singela contribuição é ter abolido o uso do carro!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pequenas mudanças fazem a diferença! Beijo :)

      Excluir
  2. Que legal! Amei as dicas e o blog. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, se você não conhece esse blog, com certeza vai adorar!

      Excluir
  3. Adorei a dica, Beatriz! Não conhecia ainda esse blog e já estou amando tudo nele! Mas confesso que experimentei uma vez essa serragem pra caixinha de areia dos gatos e detestei :( não segura cheiro, gruda tudo no fundo da caixinha, não deixou o cocô "sequinho" como as outras areias... infelizmente, essa sugestão eu já não vou conseguir por em prática. Mas vai ser só essa! :)
    Bjão!
    Manu
    www.simplichique.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Manu! O blog é ótimo mesmo, né :) Quanto à serragem, que pena, mas acho que ainda vou testar com o felino daqui, quem sabe, rs.. Abraço!

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger