{Outubro Rosa} Quatro mitos sobre o câncer de mama 2/4

Continuando nossos posts sobre o Outubro Rosa, hoje vamos falar sobre quatro mitos que envolvem o câncer de mama. Apesar de serem muitos, separei os quatro mais comuns e que para mim são bem “mitológicos” mesmo, rs, coisas que a galera acredita, mas que não passa de conversa.


1. O uso de antitranspirantes e desodorantes favorecem o desenvolvimento do câncer de mama.
Nem acreditei quando vi este! Apesar de ser muito popular, não há estudos científicos que comprovem esta relação. Independentemente do tipo/marca do produto usado, pode usar, galera. O que não pode é ficar fedidinha, rs.

2. Fazer o autoexame regularmente dispensa a necessidade da mamografia.
Mentira das brabas! A mamografia é capaz de detectar um nódulo antes mesmo de ele ser apalpável. O que a faz importantíssima, porque quanto antes ele for descoberto, mais chances de cura! Além do autoexame, que deve ser feito mensalmente, existem o exame clínico e a mamografia, que devem ser feitos anualmente. Os exames se completam, nenhum é eficiente sozinho.

3. Usar sutiã pode causar câncer de mama.
Não existe nenhum estudo científico que ligue as duas coisas, não importa o modelo do sutiã. Na verdade, muitas vezes o sutiã ajuda, como no pós-operatório de cirurgias mamárias.

4. Câncer de mama é coisa de mulher.
Nã, na, ni, na, não! O câncer de mama pode acontecer com homens também, e acontece, afinal eles também têm glândulas mamárias. Apesar de raros, estes casos existem e precisam de tratamento. Qualquer pessoa, independentemente de cor, sexo, idade e histórico familiar pode desenvolver o câncer de mama. Então, meninos (e meninas), deixem de conversa e vão para o médico.


Se você se interessou e quer saber mais, olha lá no fundo do post que têm os links que eu pesquisei. São tantos os mitos, que não dá para acreditar.
Pessoal, a dica mais importante é: vá ao médico! Mesmo que você ache que é bobagem ou qualquer coisa assim, ninguém melhor para responder do que o especialista. Se você ficou na dúvida sobre o que ele lhe disse, converse com outro, marque outra consulta. Ou mesmo, converse informalmente com algum médico conhecido, todo mundo conhece alguém que conhece algum médico, né não. Cuide de você, sempre!


Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger