{DIY Coletivo} Tipografia na decoração

E quem é que está postando o DIY Coletivo no finalzinho do mês? EU! Isso mesmo que é para não falhar a tradição, rs. 


Antes de começar com o passo a passo deste mês, preciso agradecer à Equipe SOS Decor por escolherem o meu projeto como o mais #dahora do mês passado! (Se você não viu o post, clica aqui). Eu não falei lá no passo a passo, mas para comemorar a viagem das meninas da equipe, elas escolheriam um projeto para ganhar um presente vindo lá de Barcelona. E adivinha quem ganhei \o/ Fiquei me sentindo e ainda estou! Haha...

Obrigada, garotas! Adoro participar do projeto e agora então, nem se fala. Fora os presentes, a receptividade de vocês é incrível, todas muito gentis, educadas e participativas. Obrigada, obrigada, obrigada! Beijo pra vocês :D

Agora, vamos lá! O tema deste mês é tipografia na decoração e, claro, durante a indecisão do que fazer, me deparei com um banner desse (que você viu na foto) na minha timeline do Facebook. Eureka! Na hora lembrei dessas palavras que destaquei de um texto que li dias desses (não me lembro onde- tenho a mania de abrir quatrocentas abas ao mesmo tempo, se este texto for seu, me avisa, quero lhe dar os créditos).

O passo a passo não tem segredo, mas lá no final vou fazer algumas considerações para você.

Material

- tecido (sem muito elastano, de preferência 100% algodão)
- cola branca
- carbono
- impressão (com a(s) palavra(s) que você preferir)
- palito de churrasco (mas pode ser qualquer madeirinha)
- tinta para tecido
- pincel (um fininho e outro nem tanto)
- alfinete
- régua ou fita métrica
- barbante ou cordão de Santo Antônio

O primeiro passo é fazer o molde no computador, eu fiz usando o WordArt do Word mesmo. Eu fiz este quadrado grande que você vê (moldura em torno das palavras) para garantir que o escrito ficaria justificado e do tamanho que eu queria. Imprima e, a partir da folha sulfite, recorte o tecido, deixando espaço para todos os lados, sendo que para cima e para baixo a sobra de tecido precisa ser maior.

Observe os alfinetes na altura da palavra "propósito", eles servem para marcar onde eu iria começar a dobrar a ponta
Coloquei uns alfinetes pra ajudar a marcar onde eu iria dobrar o tecido, usei também a fita métrica para marcar os lados e os alfinetes para marcar também. 


Dobre com a ajuda do ferro de passar, assim fica mais fácil na hora de passar a cola.


E fica assim
Primeiro dobre as laterais para o acabamento ficar melhor. E não exagere na cola.


Na parte superior, lembre de passar cola somente na beiradinha, para sobrar espaço para o palitinho passar. Ó, só:


Em baixo, vinque com o ferro e depois corte o excesso, assim como na foto. Deixe as pontinhas bem certinhas, para ficar mais bonito.



Depois de colado, é hora de passar as palavras para o tecido. Com a ajuda dos alfinetes, faça um sanduíche: tecido, carbono, papel. Então, vá riscando com o lápis para marcar.



Depois é hora de pintar! O passo a passo é simples, com o pincel fino você contorna e faz os espaços pequenos, com o maiorzinho preenche, ligue a música e relaxe, porque vai demorar um pouco para terminar, rs.



Foi isso que não gostei muito neste projeto, achei que não ficou muito prático. Acredito que se você tiver um pouquinho mais de prática com pintura (coisa que eu não tenho, só pinto espaços grandes, nunca fiz pinturas com detalhes assim) vai ser bem mais fácil. Na verdade, não foi difícil, só um pouco trabalhoso. 


Depois de pintar é só esperar secar conforme indica a embalagem da tinta, colocar o palitinho e amarrar o barbante (eu deixei os nozinhos para trás e cortei os excessos) e zás!


Observações: como eu já disse, achei que não ficou muito prático, mas é totalmente possível. Acredite! É só colocar uma música legal para tocar e não estar muito cansada, rs. Tem a ver também com a quantidade de palavras que você colocar no seu banner, se for uma só, moleza, rs. Ah, eu também estou pensando em usar cola de tecido, assim o banner pode ser lavado. 

Uma dica: escolha uma fonte que não tenha muitos detalhes, que seja mais "limpa", isso pode facilitar.


Eu adorei o projeto! Achei que ficou super bacana, estou até pensando em desenvolvê-lo melhor para colocá-lo na loja, o que você acham?






Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage.

10 comentários

  1. Olá Beatriz! Que linda a sua parede, amei!
    Projeto lindo esse para o nosso DIY Coletivo, com um passo a passo super explicadinho, a sua contribuição sempre é muito inspiradora. Faz tempo que quero fazer essa bandeirinha aqui para casa. Quem sabe, com seu PAP, não faço logo e acabam as desculpas?

    Beijos! Thamyrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, Thamirez! Vindo de você, é um super elogio para mim, você faz coisas lindas :) Faz sim, eu adorei o resultado, achei que ficou super legal. Beijo!

      Excluir
    2. Obrigada, querida! Fiquei tão feliz com seu elogio! Quando fizer mostro para você! =)

      Excluir
  2. Gente, tô com a Thamyrez: preciso fazer uma tb! Essa sua paredinha é tão mimosa, Beatriz, que dá vontade de fazer tudo em casa... adorei sua bandeirinha, principalmente pq é feita com cola, sem costura nenhuma, super fácil de fazer, né? Parabéns!
    Bjo!!!
    Manu
    www.simplichique.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil não, Manu! Faz sim e me mostra :) Ah, obrigada pelo elogio, adoro minha parede também! rs

      Excluir
  3. Tá tão lindo, Beatriz que a Thamyrez já fez!!!!
    Arrasou menina!!!!
    Eu adorei o tecido e a escolha das palavras, que soam pra mim como palavras de ordem pra nos empurrar pra cima, sabe? Adorei!
    Tb fiquei super feliz de ver que já é o segundo projeto inspirado pelo DIY Coletivo nessa parede linda aí!
    Ah, e super aprovo a ideia dele ir pra loja ;)
    Bjao

    Segunda-feira, dia 06/07 o tema de julho estará no ar. Esperamos a participação do Pitanga Amarela, hein? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Obrigada :D
      Também tenho essas palavras como "palavras de ordem", bem por isso deixei-as a vista, pra não ter desculpa! Haha... Acho que vou colocar mesmo, hein! Pensando aqui! Obrigada pelo comentário, beijo! :)

      Excluir
  4. Menina ficou lindo e me deu uma ideia para meu casamento!!!Parabéns pela criatividade!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAahh, que legal, Lívia!! Você vai casar? Adoro decoração de casamento, sou viciada em blogs casamenteiros, hehe.. Se você fizer, me mostra depois? Beijo!

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger