1 receita - 5 bolos

Esses dias vi a Dira Paes (acho que foi ela, não tenho certeza) no programa da Bela Gil dizendo que comida tem a ver com alma e não com estômago. Achei fenomenal! Detesto comida feita com má vontade, com preguiça, não fica bom, por melhor que seja a receita.

Eu não sou cozinheira, nem nada parecido, mas gosto de cozinhar. Por isso,de vez em quando, vou compartilhar aqui pelo blog receitas que eu gosto (e dou conta de fazer). O objetivo é mostrar que todo mundo dá conta de preparar uma comida de verdade em casa, sem frescura e com amor que é muito importante na hora de cozinhar. Receitas diferentes e fáceis, tanto o preparo quanto os ingredientes, receitas para se fazer no dia a dia, não só quando tem visita em casa.

Está preparado para esta nova emoção? Vamos lá.

Aprendi a fazer bolos era criança. Todos os sábado à tarde íamos para o sítio do meu avô e, era regra, tinha que ter bolo. Na verdade, quem fazia os bolos era minha tia Juliana, eu só ajudava (ou acho que ajudava). Ela sempre me deixava participar e assim aprendi! Hoje sou uma “boleira” de mão cheia, ou mais ou menos isso. Dou conta de fazer bolos e deixar que eles fiquem bons (na maioria das vezes).

Hoje trouxe uma receita, mas que resultará em cinco bolos (como você já deve ter percebido pelo título da postagem)! É assim: existe uma receita simples que funciona como base para a mistura dos outros ingredientes. No caderno de receita aqui de casa tem ela e, com o tempo, eu fui experimentando misturar os outros ingredientes. O post vai ficar grande, mas também, são CINCO bolos, né gente!

Para esclarecer: fiz duas receitas e dividi as massas, por isso os bolos ficaram pequenos como vocês verão nas fotos, mas as medidas são para uma receita que dá para assar em uma forma pequena (23x35cm). As coberturas são opcionais, os bolos ficam muito bons sem elas também, mas para ficar chique na foto, preferi fazer assim.

Massa base

Ingredientes
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
1/3 xícara de chá de óleo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó


Preparo


Misture a farinha e o açúcar. Depois acrescente os outros ingredientes e misture (faço sem batedeira mesmo, mexendo com uma colher de pau – bom que malha o bíceps). Por último, coloque o fermento em pó.


1º) Bolo simples

O primeiro sabor de bolo já é a receita base que eu chamo de bolo de farinha, rs. É só colocar pra assar em forma untada e zás. No meu, eu coloquei como cobertura leite condensado misturado com um pouco de leite (pra não ficar muito doce) e coco ralado.



2º) Bolo de chocolate

É só acrescentar chocolate/achocolatado em pó à massa. Eu coloco umas 3 ou 4 colheres de sopa bem cheias e misturo e pronto. Na cobertura, brigadeiro, óbvio.



3º) Bolo mesclado

Ainda na onda do chocolate, esse bolo é metade branco, metade preto. Já ouvi chamarem-no de bolo marmorizado, mas eu prefiro mesclado. Para fazê-lo, você primeiro despeja na forma untada metade da massa branca, deixando uns espaços. Depois, coloca chocolate em pó (umas ou duas colheres generosas) na outra metade, mistura e despeja na forma nos espaços que ficaram sem massa. 


Para a cobertura, usei o mesmo leite condensado do bolo simples, mas coloquei chocoball por cima (pelo menos é assim que chamam por aqui essas bolinhas pretas e brancas).

4º) Bolo Formiguinha

Não sei você, mas quando eu era crianças adorava essa ideia. É só misturar chocolate granulado na massa base. Depois que o bolo assar, os pedacinhos de chocolates vão parecer formiguinhas (quando se é adulto é mais difícil de enxergar, mas você também pode, é só imaginar).
s espaços que ficaram sem massa.


Para a cobertura salpiquei um pouco do chocolate em pó, mas você pode colocar brigadeiro ou nada que fica bom também.

5º) Bolo de Limão

Meia xícara de chá de suco de limão e raspas da casca deste mesmo limão e pronto. Fica muito bom! Acho que é o meu preferido. Se você gostar mais azedo, pode colocar mais limão, mas não bota muito.


Para a cobertura, misture leite condensando com um pouco de suco de limão e mexa bem. Fica com textura de mousse. Se quiser deixar bonito, coloque raspas de limão por cima.


2 comentários

  1. Beatriz,se eu pudesse entrava pela tela do computador,sou uma "doçólatra" de primeira.
    Afff,que delícia! (Sem maiores comentários),rsrrsrs
    Bjossss

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger